Catarinenses utilizam sistema inovador para vender mais

Sistema de Inteligência Competitiva (SIS) desenvolvido pelo Sebrae/SC auxilia empresas calçadistas de São Joao Batista a encontrar novos nichos de mercado



Os empresários do setor do setor calçadista cadastrados no Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (SIS) do Sebrae em Santa Catarina têm utilizado cada vez mais os serviços do projeto para buscar informações estratégicas. Pelo SIS, eles podem encomendar, gratuitamente, relatórios de inteligência individuais sobre diversos temas de seu interesse. De acordo com a analista do projeto para o setor, Beatrice Zanellato Mayer, a maior parte das solicitações vindas da região de São João Batista – que reúne um dos maiores pólos calçadistas do País - se refere a nichos de mercado.

Assim, quem utiliza as informações solicitadas ao SIS pertence, na maioria das vezes, ao departamento comercial da empresa. É o caso de Daniela Machado, da Menina Rio, que solicitou e recebeu o relatório Potencial de Consumo de Calçados Infanto-Juvenis no Brasil. Com os contatos de diversos lojistas em mãos, ela providenciou o envio de marketing por e-mail a uma lista selecionada, antes de a empresa participar pela primeira vez da FIT, a Feira Internacional Brasileira de Moda Infanto-Juvenil, Teen e Bebê, em junho, que segundo ela rendeu excelentes negócios para a Menina Rio.

Além de conhecer o potencial de consumo de diferentes regiões do Brasil, com informações sobre renda per capita e faixa etária dos consumidores, as empresas têm acesso a relações de lojistas que atuam no País. “O objetivo é auxiliá-los a prospectar novos clientes e conhecer bem o nicho de mercado que querem atingir”, afirma Beatrice. Depois da entrega do relatório, o participante do SIS recebe consultoria individual, e também gratuita, dos consultores cadastrados pelo Sebrae/SC.

O relatório sobre Potencial de Consumo de Calçados Infantis também interessou a Cláudia Cipriani, do departamento comercial da indústria Contramão. Ela resumiu o conteúdo do documento e o encaminhou aos representantes da empresa. Uma listagem de lojas especializadas em moda infantil no Estado de São Paulo foi repassada ao representante local, que utilizou as informações para a prospecção de novos clientes em território paulista. Os resultados animaram a equipe da Contramão, que já solicitou e aguarda a conclusão de outro relatório, sobre potenciais clientes.

Maykon Zunino, da Século XXX, utilizou o relatório Estimativa do Potencial de Consumo de Calçados por Estados Brasileiros e Classes Sociais para identificar estados com potencial de consumo para as novas marcas licenciadas Iódice Denim e Faishoes e assim formar uma equipe de vendas para atendê-los. Já o empresário Maclodes Alexandre Machado, da Via Stilo, providenciou a contratação de mais um representante após a leitura do documento Lojas de Calçados Presentes nos Estados de SC, PR, SP, RJ, ES e CE.

Inteligência Competitiva Setorial
Para Sérgio Fernandes Cardoso, do Sebrae/SC, o SIS desperta a consciência dos empresários para a inteligência competitiva (IC) setorial. Segundo ele, a equipe do Sebrae/SC é testemunha do amadurecimento gradual dessa área, cada vez mais importante para a sustentabilidade das empresas. “Com um ambiente de negócios instável, a concorrência fica acirrada e o grau de incerteza nas decisões aumenta. Conseqüentemente, aumentam as demandas por informações que auxiliem a minimizar riscos garantir a sobrevivência e o bom desempenho”, afirma Cardoso.

Beatrice complementa que, embora o conceito IC setorial ainda seja novo, “a necessidade de informações qualificadas e analisadas para a tomada de decisão faz parte do dia-a-dia das empresas”. Isso reforça, de acordo com a analista, a relevância do SIS para o aumento da competitividade dos calçadistas.

Cerca de 110 empresários do setor participam do SIS (www.sebrae-sc.com.br/sis) em Santa Catarina. Todos os serviços do projeto são gratuitos.

Do Sebrae/SC

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