Negócios verdes podem gerar crescimento econômico

Para especialista do Sebrae Juarez de Paula, atual modelo econômico é excludente e perverso


É possível repensar a economia brasileira a partir dos "negócios verdes", acredita o gerente Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, que durante três dias participou da 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local em São Paulo. “É possível gerar crescimento econômico na contramão do atual modelo excludente e perverso predominante na sociedade, que utilize menos combustíveis fósseis”, afirmou no encerramento do evento.

Segundo ele, a crise econômica abriu espaço para a rediscussão do papel das cidades, dos indicadores e da própria visão de como queremos o desenvolvimento do mundo nos próximos anos. Juarez de Paula disse que a “crise civilizatória” está abrindo oportunidades para o alcance de um novo padrão de desenvolvimento.

Sugeriu também que a Expo Brasil obtenha dimensões globalizadas, com uma estrutura mais enxuta, porém com maior capilaridade por meio das redes sociais, ferramentas de comunicação e da internet. “Temos o desafio de promover no próximo ano um evento com um legado ecologicamente menor”.

Para Caio Silveira, coordenador do evento, “estamos vivendo uma encruzilhada”, decorrente da crise ambiental e econômica. Já o economista e professor da PUC-SP Ladislau Dowbor defendeu o resgate do ”poder local” para a promoção do desenvolvimento sustentável.

A Expo Brasil, que terminou na última sexta-feira (27), reuniu cerca de 2000 pessoas no Palácio de Convenções do Anhembi. Personalidades como o consultor Ignacy Sachs e a ex-ministra Marina Silva foram palestrantes. O secretário estadual do Emprego e das Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, também falou sobre a importância da formalização dos empreendedores individuais. Ele convocou os movimentos sociais a buscar informações sobre o assunto.


Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas