Programa de Internacionalização ajuda pequena empresa a exportar

Empresas preparadas para competir no mercado interno e externo. Com esse objetivo, Sebrae e parceiros desenvolvem o Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas, lançado em outubro último. A meta da Instituição é capacitar 4 mil empresas de todo o País nos próximos dois anos para atuar no comércio exterior.

Por meio do programa, serão desenvolvidas, adaptadas e implementadas soluções que contribuam para um posicionamento mais competitivo das empresas também no mercado doméstico, cada vez mais globalizado. "Se fortalecermos as micro e pequenas empresas para o mercado externo, garantiremos também o mercado interno, já que teremos mais produtividade, mais qualidade, mais emprego e renda para o País", diz o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

A gerente de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Raissa Rossiter, explica que o programa vai atuar em duas vertentes. "Pretende intensificar o apoio às micro e pequenas empresas que desde 2003 fizeram alguma exportação e fortalecer parceria com outras instituições, tanto no âmbito nacional quanto no estadual".

De acordo com a gestora do Programa de Internacionalização no Sebrae, Louise Machado, é importante ressaltar que existe uma diferença entre o conceito de exportar e o de internacionalizar. "Uma empresa pode ter uma ação pontual de exportação, ou seja, fazer apenas uma venda para fora do País e não ter capacidade suficiente para se manter neste mercado por fatores como baixa capacidade de produção, qualidade ou promoção. A empresa que passa por um processo de internacionalização adquire condições para entrar e permanecer no mercado exterior", explica.

Site do Programa de Internacionalização das MPE - www.internacionalizacao.sebrae.com.br

As informações são da Agência Sebrae de Notícias

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